IMAGENS DE ORBITAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA GERAL NO SÉCULO XX: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA

Autores

  • Evandro Fortes Rozentalski Grupo de Pesquisa em História da Ciência e Ensino de Química (GHQ), Instituto de Química, Universidade de São Paulo, 05508-900 – São Paulo, SP
  • Paulo Alves Porto Grupo de Pesquisa em História da Ciência e Ensino de Química (GHQ), Instituto de Química, Universidade de São Paulo, 05508-900 – São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p181

Palavras-chave:

Livros didáticos, Orbital, Imagens, Semiótica peirceana

Resumo

Este trabalho visa investigar como as imagens relativas ao conceito de orbital foram apresentadas por livros de Química Geral voltados para o Ensino Superior ao longo do século XX, especialmente no que diz respeito a aspectos ontológicos e epistemológicos transmitidos por elas. As imagens presentes em 26 livros utilizados no Brasil foram analisadas de acordo com a semiótica peirceana, a fim de avaliar: qual a natureza do orbital; qual a relação entre representação e objeto representado; quais aspectos do objeto são destacados por meio da representação; quais as restrições e potencialidades da representação. Observa-se que essas imagens são entendidas pelos livros, majoritariamente, como representações da densidade de probabilidade máxima e identificadas, principalmente, por superfícies limites, as quais apresentam os orbitais como possuindo tamanhos, formas e natureza direcional bem definidas. Não há, na maioria dos livros, suficientes esclarecimentos sobre o significado de tais imagens, especialmente em relação: ao objeto do qual a representação toma lugar; como as imagens foram produzidas; quais aspectos a representação destaca do objeto; e quais as semelhanças e diferenças entre as diversas imagens relacionadas aos orbitais. As dificuldades para o ensino, decorrentes dos resultados aqui apresentados, podem ser superadas por meio da discussão explícita sobre o manejo e a compreensão das representações, fomentada, por exemplo, pela semiótica peirceana.

Downloads

Publicado

2016-06-03

Como Citar

Rozentalski, E. F., & Porto, P. A. (2016). IMAGENS DE ORBITAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA GERAL NO SÉCULO XX: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 20(1), 181–207. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p181

Edição

Seção

Artigos