ANÁLISE HISTÓRICA DO CONCEITO DE CALOR NOS TRABALHOS DE JOULE E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Bianca Cintra de Carvalho Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo, 5.790, Jd. Universitário, Maringá, Paraná, Brasil
  • Luciano Carvalhais Gomes Departamento de Física – Centro de Ciências Exatas Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo, 5.790, Jd. Universitário, Maringá, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p264

Palavras-chave:

Ensino de Física, História da Ciência, Calor, Joule

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma análise dos textos originais de Joule, escritos em meados do século XIX, buscando compreender como ocorreram as modificações no conceito de calor ao longo de sua obra. Para embasar nossa análise teórica, foi feita uma revisão bibliográfica com a leitura de textos sobre a utilização da história da ciência, além do estudo das concepções alternativas sobre calor. Guiados por essa revisão bibliográfica, utilizou-se como metodologia a Análise Textual Discursiva para examinar quais fatores influenciaram Joule na mudança de concepção a respeito da natureza do calor. Joule inicialmente aceitava a teoria do calórico e, instigado por aspectos internos à sua pesquisa e por trabalhos de outros pesquisadores como Rumford, Davy e Herapath, passa a compreender o calor como um estado de movimento das partículas. Acredita-se que este trabalho tem potencial para servir como subsídio para o ensino de Física, visto que o estudo dos trabalhos de Joule pode contribuir para que haja uma ressignificação do conceito de calor para os estudantes.

Biografia do Autor

Bianca Cintra de Carvalho, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo, 5.790, Jd. Universitário, Maringá, Paraná, Brasil

Licenciada em Física pela Universidade Estadual de Maringá (Maringá-Paraná) e Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (Maringá-Paraná) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (Maringá-Paraná).

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

Carvalho, B. C. de, & Gomes, L. C. (2017). ANÁLISE HISTÓRICA DO CONCEITO DE CALOR NOS TRABALHOS DE JOULE E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 22(3), 264–290. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p264

Edição

Seção

Artigos