OS SENTIDOS QUE OS ESTUDANTES ATRIBUEM AO ENSINO DE FÍSICA E À SUA ABORDAGEM HISTÓRICA

Autores

  • Abigail Vital Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Avenida Maracanã, 229, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Andreia Guerra Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Avenida Maracanã, 229, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p130

Palavras-chave:

Atribuição de sentidos, Ensino de Física, História da Ciência, Cultura do ensino de Física

Resumo

A literatura da área de ensino de ciências tem enfatizado o desinteresse dos estudantes pela aprendizagem dos conteúdos de Física. Considerando-se a importância da disciplina para a formação básica, neste artigo investiga-se o sentido que estudantes matriculados em um curso de Ensino Médio integrado ao Técnico de Informática atribuem à Física e à abordagem que adota a História da Ciência como viés de apresentação, discussão e reflexão sobre os conteúdos da disciplina. Com base no referencial teórico-metodológico fornecido pelo pensamento bakhtiniano, foram analisados os enunciados produzidos pelos alunos e seu professor de Física em entrevistas individuais e semiestruturadas. A análise revelou a incidência de elementos constituintes da cultura do ensino de Física na atribuição de sentidos que, embora reconheçam a importância da disciplina, a consideram de difícil compreensão, introdutória e dispensável para o prosseguimento dos estudos em determinadas áreas. Com este estudo, pretende-se pontuar a necessidade de investimentos na formação docente que habilitem os professores a problematizarem a cultura de ensino que apresenta a Física exclusivamente através de cálculos e fórmulas, produtora de verdades inquestionáveis, a-histórica e produzida por gênios. A transformação dessa cultura pode contribuir para a produção de novos sentidos em relação à Física e sua abordagem histórica.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Vital, A., & Guerra, A. (2018). OS SENTIDOS QUE OS ESTUDANTES ATRIBUEM AO ENSINO DE FÍSICA E À SUA ABORDAGEM HISTÓRICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(1), 130–154. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p130

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Artigos