OS SENTIDOS QUE OS ESTUDANTES ATRIBUEM AO ENSINO DE FÍSICA E À SUA ABORDAGEM HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p130Palavras-chave:
Atribuição de sentidos, Ensino de Física, História da Ciência, Cultura do ensino de FísicaResumo
A literatura da área de ensino de ciências tem enfatizado o desinteresse dos estudantes pela aprendizagem dos conteúdos de Física. Considerando-se a importância da disciplina para a formação básica, neste artigo investiga-se o sentido que estudantes matriculados em um curso de Ensino Médio integrado ao Técnico de Informática atribuem à Física e à abordagem que adota a História da Ciência como viés de apresentação, discussão e reflexão sobre os conteúdos da disciplina. Com base no referencial teórico-metodológico fornecido pelo pensamento bakhtiniano, foram analisados os enunciados produzidos pelos alunos e seu professor de Física em entrevistas individuais e semiestruturadas. A análise revelou a incidência de elementos constituintes da cultura do ensino de Física na atribuição de sentidos que, embora reconheçam a importância da disciplina, a consideram de difícil compreensão, introdutória e dispensável para o prosseguimento dos estudos em determinadas áreas. Com este estudo, pretende-se pontuar a necessidade de investimentos na formação docente que habilitem os professores a problematizarem a cultura de ensino que apresenta a Física exclusivamente através de cálculos e fórmulas, produtora de verdades inquestionáveis, a-histórica e produzida por gênios. A transformação dessa cultura pode contribuir para a produção de novos sentidos em relação à Física e sua abordagem histórica.Referências
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