Construções conjuntas de práticas pedagógicas sobre ensino de física experimental entre docentes do ensino superior: análise do potencial de um grupo de planejamento conjunto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p336

Palabras clave:

Docência no Ensino Superior, Laborarório Didático de Física, Ensino por investigação, Grupo de Planejamento Conjunto

Resumen

Esta pesquisa teve por objetivo analisar as construções conjuntas sobre as próprias práticas pedagógicas em disciplinas de física experimental no curso de licenciatura em física a partir de grupos de planejamento conjunto formados por docentes do ensino superior que lidam com laboratório didático de física. Com base nos referenciais que fundamentam os grupos de professores e o processo de parceria entre docentes como ferramenta de formação continuada, foi analisada uma sequência de encontro entre docentes que lecionam disciplinas de física experimental em cursos de graduação em física que se propuseram o desafio de renovar as próprias práticas de ensino de física experimental para graduandos em física. Seguindo os preceitos metodológicos da Análise Textual Discursiva, foi possível observar as preocupações temáticas dos docentes e as construções conjuntas de práticas e concepções sobre as aulas de física experimental. Foi possível observar, ainda, a construção conjunta de concepções e ações realizadas por esses docentes a respeito da relevância de uma abordagem investigativa no laboratório didático e na elaboração de atividades em conjunto para serem implementadas nos laboratórios de física do ensino superior. A partir dos resultados da análise é possível refletir sobre o potencial da formação de grupos de planejamento conjunto entre doentes do ensino superior na construção de elementos das próprias práticas pedagógicas.

Biografía del autor/a

  • João Ricardo Neves da Silva, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
    Atualmente é Professor do Instituto de Física e Química (IFQ) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente) (2008), mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e Doutorado em Educação para a Ciência pela FC/UNESP - Campus de Bauru. Atua em Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Ensino de Ciências/Ensino de Física, principalmente nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores de Física, Inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, Interação entre docentes e Formação de Grupos de Professores, Teoria da Ação Comunicativa, Teoria Crítica, Investigação-Ação

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Publicado

2025-05-01

Cómo citar

Neves da Silva, J. R., Santos, A. L. dos, Silva, G. A., & DaHora, S. A. B. (2025). Construções conjuntas de práticas pedagógicas sobre ensino de física experimental entre docentes do ensino superior: análise do potencial de um grupo de planejamento conjunto. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 30(1), 336-368. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p336