FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE REPRODUÇÃO E SEXUALIDADE NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Palabras clave:
estágio curricular, sexualidade, metodologias, ensino fundamentalResumen
O presente trabalho tem sua origem numa pesquisa realizada durante o estágio curricular supervisionado do curso de Ciências Biológicas - modalidade licenciatura - da Universidade Federal de Goiás. O artigo descreve de forma crítica e analítica todas as etapas do estágio, em especial são analisadas as aulas desenvolvidas sob os temas: reprodução e sexualidade. As aulas foram ministradas para turmas de ensino fundamental do Colégio Estadual Santa Bernadete na cidade de Goiânia-GO. Para facilitar o processo de ensino aprendizagem as estagiárias dividiram os temas em subtópicos, para cada um foram desenvolvidos recursos didáticos variados. A pesquisa teve caráter descritivo e exploratório, fazendo uso de entrevistas com alunos da escola, professores supervisores e graduandos para levantar dados que permitissem avaliar o sucesso das metodologias didáticas aplicadas pelos professores em formação inicial. Os diários de campo dos estagiários também foram utilizados para compor as análises. Pelas afirmações dos participantes considera-se que as metodologias atingiram seu objetivo no esclarecimento dos temas, os recursos utilizados não somente trouxeram entendimento como estimularam a participação dos alunos. O artigo apresenta-se organizado conforme as etapas do estágio e discorre em todas elas sobre as impressões dos professores supervisores, alunos da escola e graduandos durante o estágio, ressaltando, observações, anseios, planejamento e execução das atividades.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.