FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE REPRODUÇÃO E SEXUALIDADE NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Autores/as

  • Mayara Lustosa de Oliveira Universidade Estadual de Campinas – Instituto de Biologia, Bloco N Campinas, São Paulo, Brasil.
  • Joana Cristina Neves de Menezes Faria Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás Goiânia-GO 74001-970, Campus II, ICB IV, Goiânia, Goiás, Brasil.

Palabras clave:

estágio curricular, sexualidade, metodologias, ensino fundamental

Resumen

O presente trabalho tem sua origem numa pesquisa realizada durante o estágio curricular supervisionado do curso de Ciências Biológicas - modalidade licenciatura - da Universidade Federal de Goiás. O artigo descreve de forma crítica e analítica todas as etapas do estágio, em especial são analisadas as aulas desenvolvidas sob os temas: reprodução e sexualidade. As aulas foram ministradas para turmas de ensino fundamental do Colégio Estadual Santa Bernadete na cidade de Goiânia-GO. Para facilitar o processo de ensino aprendizagem as estagiárias dividiram os temas em subtópicos, para cada um foram desenvolvidos recursos didáticos variados. A pesquisa teve caráter descritivo e exploratório, fazendo uso de entrevistas com alunos da escola, professores supervisores e graduandos para levantar dados que permitissem avaliar o sucesso das metodologias didáticas aplicadas pelos professores em formação inicial. Os diários de campo dos estagiários também foram utilizados para compor as análises. Pelas afirmações dos participantes considera-se que as metodologias atingiram seu objetivo no esclarecimento dos temas, os recursos utilizados não somente trouxeram entendimento como estimularam a participação dos alunos. O artigo apresenta-se organizado conforme as etapas do estágio e discorre em todas elas sobre as impressões dos professores supervisores, alunos da escola e graduandos durante o estágio, ressaltando, observações, anseios, planejamento e execução das atividades.

Publicado

2016-07-13

Cómo citar

de Oliveira, M. L., & Faria, J. C. N. de M. (2016). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE REPRODUÇÃO E SEXUALIDADE NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 16(3), 509–528. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/224

Artículos más leídos del mismo autor/a