A CONSTRUÇÃO DE UM PERFIL PARA O CONCEITO DE REFERENCIAL EM FÍSICA E OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS A APRENDIZAGEM DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA

Autores/as

  • Álvaro Filho Leonardi Ayala Departamento de Física, Instituto de Física e Matemática UFPel – Caixa postal 354, Campus Universitário, CEP 96010-900, Pelotas, RS.

Palabras clave:

perfil conceitual, obstáculo epistemológico, aprendizagem da Teoria da Relatividade Restrita.

Resumen

Neste trabalho, utilizamos a noção de Perfil Conceitual como instrumento teórico para investigar a aprendizagem da Teoria da Relatividade Restrita e os obstáculos epistemológicos à sua compreensão. Em particular, estabelecemos o perfil conceitual da noção de referencial, considerando que esta noção é epistemologicamente e ontologicamente diferenciada quando a examinamos na perspectiva do senso comum, da Física Newtoniana e da Teoria da Relatividade Restrita. Considerando os nossos resultados e os da bibliografia examinada, argumentamos que os obstáculos epistemológicos ao entendimento da TRR podem ser relacionados a estas três regiões do perfil, especialmente quando os seus aspectos ontológicos e metafísicos são levados em conta. Argumentamos também que estes obstáculos têm duas origens principais. A primeira está associada à tentativa de ancorar os conceitos da TRR à subsunsores pertencentes a regiões não adequadas do perfil conceitual de referencial. A segunda está associada às formas de espontâneas de raciocínio, que são utilizadas para realizar esta ancoragem. Concluímos que a aprendizagem da Teoria da Relatividade Restrita deve se dar a partir da criação da região relativística do perfil conceitual de referencial e que a não construção desta região propicia o surgimento de obstáculos epistemológicos à compreensão da Teoria da Relatividade Restrita

Publicado

2016-08-30

Cómo citar

Ayala, Álvaro F. L. (2016). A CONSTRUÇÃO DE UM PERFIL PARA O CONCEITO DE REFERENCIAL EM FÍSICA E OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS A APRENDIZAGEM DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 15(1), 155–179. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/319