O MÉTODO DA LEMBRANÇA ESTIMULADA COMO UMA FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISITA ESCOLAR NO MUSEU DE BIODIVERSIDADE DO CERRADO
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p151Palabras clave:
Lembrança Estimulada, Espaço de educação não formal, Ensino de CiênciasResumen
Junto com a modernização e o desenvolvimento científico-tecnológico apresentam-se novas exigências de ensino e conhecimentos que integrem o mundo do trabalho, da divulgação científica, e da cidadania. Os museus representam esse espaço integrador, relacionando a dimensão da comunicação com o projeto educativo, e o público passa a ser o foco do estudo, com especial enfoque nas relações que esses espaços proporcionam. Portanto esse artigo apresenta um estudo teórico-metodológico a fim de evidenciar aspectos que foram significativos para os visitantes durante a visita ao Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC) localizado em Uberlândia- MG- Brasil. A pesquisa seguiu os procedimentos e as ferramentas da metodologia da lembrança estimulada de Falcão e Gilbert (2005). Concluímos que os conhecimentos no Museu acontecem por meio da livre interação aluno-exposição e aluno-aluno; que a relação entre Ciências e a visita ao MBC ocorre através da relação que o professor pode estabelecer em suas aulas e que o método da lembrança estimulada foi correspondente como ferramenta metodológica para resgatar conceitos e relembrar momentos importantes da visita ao MBC.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.