DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO BÁSICO DE ASTRONOMIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p539

Palabras clave:

Ensino de Astronomia, Avaliação e Validação de Testes, Níveis de Conhecimento em Astronomia, Metodologias Semiquantitativas de Análise Estatística

Resumen

Neste trabalho, apresentamos os resultados de um processo de adaptação de um instrumento de pesquisa desenvolvido para medir o nível de conhecimento básico de astronomia da população brasileira. Tal instrumento, denominado “Teste de Níveis de Conhecimento em Astronomia” (TNCA) foi desenvolvido no contexto da pandemia da Covid-19 e, por isso, foi organizado e veiculado na forma de um formulário eletrônico aos 57 estudantes e professores que participaram da pesquisa. O TNCA consiste na tradução e adaptação de todas as 27 questões de múltipla escolha contidas no Test Of Astronomy Standards (TOAST), fruto de mais de 20 anos de pesquisa, desenvolvido, validado e consolidado pelo Center for Astronomy & Physics Education Research, um renomado centro de pesquisas em Educação em Astronomia dos Estados Unidos. As mudanças realizadas nos itens originais se devem, além das particularidades linguísticas do idioma português, às especificidades do céu observado a partir do hemisfério sul do nosso planeta e, particularmente, do contexto geográfico e educacional brasileiro. O TNCA foi disponibilizado e distribuído em mídia digital a três grupos distintos compostos por estudantes do Ensino Médio, Licenciatura em Física e professores de Física, e o corpus da pesquisa foi analisado segundo a Teoria Clássica dos Testes. Esta análise permitiu comparar as concepções observadas em nosso teste, tanto com os resultados do instrumento original, quanto com os resultados de pesquisas em Educação em Astronomia. Nossos resultados evidenciaram uma forte compatibilidade entre os índices e indicadores de validação dos itens obtidos no TOAST e no TNCA, com identificação de problemas pontuais em apenas 4 das 27 questões analisadas. Assim, após a análise, adaptamos as quatro questões identificadas com menor potencial de validação para consolidar a versão final do TNCA. Essa nova versão apresenta-se como um instrumento promissor para futura aplicação em escala estatisticamente significativa visando sua validação enquanto instrumento de avaliação do conhecimento básico de astronomia em contextos de ensino de física e astronomia no Brasil.

Biografía del autor/a

Marcos Paulo de Araújo Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021) e Mestrado em Educação em andamento na mesma instituição. Foi bolsista no Programa Instituicional de Bolsa de Iniciação à Docência pela UFMG (2018-2019), e no Programa Residência Pedagógica (2020-2022), em que desenvolveu projetos na área de ensino de astronomia e ensino experimental de Física. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: astronomia, ensino de física e minicurso.

Carlos Eduardo Porto Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2023). , atuando principalmente nos seguintes temas: mineração sustentável, câmara de nuvem, mape, teste de níveis de conhecimento em astronomia e radiação ionizante.

Carlos Eduardo Porto Villani, Universidade Federal de Minas Gerais/Colégio Técnico

Graduado em Física - Licenciatura - pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). É Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe D III, Nível 4, lotado no Colégio Técnico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da física, laboratórios didáticos, teoria da atividade, práticas discursivas e argumentação científica.

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Publicado

2024-09-10

Cómo citar

de Araújo Silva, M. P., Porto Andrade, C. E., & Porto Villani, C. E. (2024). DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO BÁSICO DE ASTRONOMIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 29(2), 539–563. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p539