O USO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM ARGUMENTOS EM AULAS DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n3p116Palavras-chave:
Alfabetização científica, argumentação, ensino de ciênciasResumo
A argumentação em aulas de ciências vem sendo investigada sob diferentes ângulos, em discussões sobre diferentes questões científicas e sociocientíficas, diferentes estratégias didáticas e tipos de atividades de sala de aula. Analisamos a argumentação de 35 alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma atividade escrita realizada individualmente como parte de uma sequência didática de Genética. Utilizamos uma adaptação do Padrão Argumentativo de Toulmin para verificar a presença de argumentos nas respostas dos alunos e analisamos as informações mobilizadas pelos alunos nas respostas. Os alunos identificam a conclusão do argumento esperado (N = 32) e constroem argumentos em suas respostas (N = 24). Porém, nem todos os alunos conseguem utilizar todas as informações necessárias para justificar os argumentos (N = 7), sendo que a maioria utiliza informações incorretas ou incompletas como justificativa para a conclusão esperada (N = 17). Fica claro, a partir de nossos resultados, que é possível trabalhar questões argumentativas em atividades com respostas esperadas para as perguntas. Como sugestão para aumentar a qualidade das informações utilizadas nos argumentos, indicamos a separação de questões muito gerais em questões menores para que os alunos aprendam o processo argumentativo de forma gradativa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.