A PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E O CAMPO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p280

Palavras-chave:

Educação antirracista, Formação inicial de professores, Educação para as Relações Étnico-Raciais

Resumo

O Brasil é um país estruturalmente racista. Isso perpassa afirmar que o racismo está presente em diferentes instituições que compõem a sociedade, incluindo a escola. Assim, combater o racismo precisa ser uma pauta da Educação e, para isso, o campo das Relações Étnico-Raciais precisa estar sistematicamente presente nos cursos de licenciatura, inclusive de Ciências e Biologia. Considerando isso, esta pesquisa objetiva analisar a formação inicial de licenciandos de Ciências Biológicas, de uma Universidade estadual do sul da Bahia, para o debate das Relações Étnico-Raciais. Os dados foram coletados a partir de diálogos com os licenciandos em encontros formativos, e a análise foi feita com base na metodologia de Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que eles não se sentem preparados para fazer a articulação dos conteúdos de suas áreas com as Relações Étnico-Raciais, muito por essa abordagem não estar na sua formação inicial, mas que uma vez feita essa discussão, eles se mostram favoráveis e encontram possibilidades de inserção.

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

Nô Xavier, M., & Vianna Prudêncio, C. A. (2024). A PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E O CAMPO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Investigações Em Ensino De Ciências, 29(2), 280–295. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p280

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Artigos