SEMÂNTICA ACERCA DO CONCEITO DE CALOR EM LIVROS DE GRADUAÇÕES: REFLEXÕES ÀS ADVERSIDADES INSTRUCIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p498Palavras-chave:
ambiguidade lexical, livros didáticos universitários, subsídios educacionais, formação de professoresResumo
Alguns estudos na literatura sobre educação científica destacaram ambiguidades relacionadas ao conceito de calor em livros didáticos universitários. Essa questão contribui para a dificuldade de ensinar esse conceito físico e, por vezes, faz com que ele seja subestimado. Para resolver esse problema, este estudo apresenta um conjunto de ambiguidades conceituais específicas por meio da análise de 20 livros didáticos de física usados em cursos de graduação. O objetivo é examinar construtos divergentes fornecidos pelos autores acerca de questões linguísticas relacionadas à definição, simbolização e aplicação do conceito de calor. A análise de conteúdo dos livros didáticos selecionados revela que as dificuldades são em parte conceituais, em parte linguísticas e, muitas vezes, ambas, constituindo uma barreira educacional persistente. Os livros didáticos analisados são edições recentes de obras em português, a maioria das quais são traduções de outros idiomas. Em alguns casos foram feitas comparações com edições mais antigas dos mesmos autores para destacar as mudanças relacionadas ao conceito científico em questão. Este estudo amplia significativamente as pesquisas anteriores sobre a semântica do conteúdo dos livros didáticos ao discutir as particularidades do conceito de calor em uma extensa coleção de livros. As reflexões decorrentes deste estudo podem contribuir para subsidiar as atuações de ensino de professores da disciplina de Física II da grade curricular de diversos cursos de graduação.Referências
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