Políticas Curriculares para o Ensino e Formação de Professores de Ciências: um Estado do Conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p85Palabras clave:
Estado do Conhecimento, Política Educacional, Educação Básica, Formação de Professores, Ensino de CiênciasResumen
Este estudo objetivou analisar artigos que discutem a dimensão curricular da área das Ciências da Natureza na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-Formação), a fim de caracterizar o estado do conhecimento produzido referente à interpretação de tais políticas. Tomamos por referência a Abordagem do Ciclo de Políticas. Foram analisados 118 artigos encontrados em 16 periódicos da área de ensino e educação em Ciências da Natureza com extrato qualis A1 e A2. Com base nos procedimentos da Análise Textual Discursiva, os resultados foram agrupados em cinco categorias que expressavam “Consensos e dissensos acerca das políticas curriculares baseadas em competências e habilidades”, “Currículo oficial como aporte legal para as práticas pedagógicas”, “Políticas curriculares arbitrárias e a fragilização da área de Ciências da Natureza” e “Políticas curriculares e o discurso de inovação regulatória”. Concluímos que as políticas curriculares para a Educação Básica e Formação de Professores têm alterado o currículo da área de Ciências da Natureza, sendo que na Educação Básica existe um consenso de aceitação da BNCC como norma vigente e na Educação superior os resultados apontam para um tensionamento sobre a forma como se estruturam os cursos de formação de professores.Referencias
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