Políticas Curriculares para o Ensino e Formação de Professores de Ciências: um Estado do Conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p85

Palabras clave:

Estado do Conhecimento, Política Educacional, Educação Básica, Formação de Professores, Ensino de Ciências

Resumen

Este estudo objetivou analisar artigos que discutem a dimensão curricular da área das Ciências da Natureza na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-Formação), a fim de caracterizar o estado do conhecimento produzido referente à interpretação de tais políticas. Tomamos por referência a Abordagem do Ciclo de Políticas. Foram analisados 118 artigos encontrados em 16 periódicos da área de ensino e educação em Ciências da Natureza com extrato qualis A1 e A2. Com base nos procedimentos da Análise Textual Discursiva, os resultados foram agrupados em cinco categorias que expressavam “Consensos e dissensos acerca das políticas curriculares baseadas em competências e habilidades”, “Currículo oficial como aporte legal para as práticas pedagógicas”, “Políticas curriculares arbitrárias e a fragilização da área de Ciências da Natureza” e “Políticas curriculares e o discurso de inovação regulatória”. Concluímos que as políticas curriculares para a Educação Básica e Formação de Professores têm alterado o currículo da área de Ciências da Natureza, sendo que na Educação Básica existe um consenso de aceitação da BNCC como norma vigente e na Educação superior os resultados apontam para um tensionamento sobre a forma como se estruturam os cursos de formação de professores.

Biografía del autor/a

  • Ronan Moura Franco, Universidade Federal do Pampa
    Professor do Instituto Laura Vicunão e cursa mestrado profissional em Ensino de Ciências na Universidade Federal do Pampa
  • Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa
    Professora associada da Universidade Federal do Pampa. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica.

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Publicado

2025-05-01

Cómo citar

Franco, R. M., & Billig Mello, E. M. (2025). Políticas Curriculares para o Ensino e Formação de Professores de Ciências: um Estado do Conhecimento. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 30(1), 85-110. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p85