Avaliação dos efeitos de atividades de ciências nas aprendizagens de crianças do ensino primário

Autores/as

  • Patrícia Christine Silva Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e Psicologia,Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0002-4192-2090
  • Ana Valente Rodrigues Universidade de Aveiro, Departamento de Educação, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores https://orcid.org/0000-0003-1736-1817

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p260

Palabras clave:

Ensino de ciências, Atividades de ciências, Ensino primário, Avaliação das aprendizagens

Resumen

Há décadas que se recomenda um ensino das ciências holístico, sistemático, regular e contextualizado desde os primeiros anos numa perspectiva Inquiry-Based Science Education com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade, onde as múltiplas oportunidades educativas fomentam o desenvolvimento da ambicionada literacia científica para todos. O presente estudo investigativo emerge destas orientações e resulta da exploração de 61 atividades (168 sessões), em que se pretendeu avaliar o seu efeito nas aprendizagens das 171 crianças participantes no estudo. Conduziu-se um estudo de natureza qualitativa através da abordagem designada Educational Design Research. Para efeitos de recolha de dados recorreu-se à compilação documental (instrumentos de registo de avaliação das aprendizagens, folhas de registo e respostas dos jogos de avaliação das crianças), para o seu tratamento e análise, a técnica privilegiada foi a análise de conteúdo. Os resultados apontam para uma melhoria significativa nas aprendizagens a nível dos conhecimentos entre os momentos antes e após as atividades e revelam elevados níveis de consecução nas capacidades, atitudes e valores das crianças.

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Publicado

2025-05-01

Cómo citar

Silva, P. C., & Rodrigues, A. V. (2025). Avaliação dos efeitos de atividades de ciências nas aprendizagens de crianças do ensino primário . Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 30(1), 260-286. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p260