PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA INICIAÇÃO À PESQUISA

Autores

  • Édila Dalmaso Coswosk Universidade do Estado da Bahia – Campus X Av. Kaikan, s/n, Kaikan Sul, Teixeira de Freitas/BA
  • Agnela Silva Giusta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMINAS Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p12

Palavras-chave:

Práticas investigativas, Microbiologia, Pesquisa-ação

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa que teve como objetivo desenvolver um produto educativo destinado ao ensino de microbiologia para licenciatura em Ciências Biológicas: um projeto pedagógico denominado “Práticas Investigativas no Ensino de Microbiologia”. Os objetivos específicos da pesquisa foram: Desenvolver processos de articulação entre conteúdos conceituais, conteúdos procedimentais e atitudinais por meio de práticas investigativas; Avaliar a pertinência, os resultados e a aceitação dos processos propostos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma pesquisa-ação e, para avaliar os resultados, utilizou-se grupo focal, análise documental e observação participante. O produto foi aplicado para 46 alunos de uma universidade pública. Os sujeitos da pesquisa foram as três monitoras que aplicaram o projeto em conjunto com a professora-pesquisadora e 15 alunos que participaram dos grupos focais. Foi possível desenvolver todas as etapas previstas e a avaliação dos seus resultados indicam uma boa aceitação e que houve a articulação entre os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, despertando o interesse e ampliando a oportunidade de iniciação à pesquisa para mais alunos. Os licenciandos que participaram dos grupos focais indicam que conseguem perceber sua aplicação em futuras ações docentes. As monitoras reconheceram a qualidade e coerência interna da proposta, contudo, indicam necessidade de maior carga horária para a atividade. Consideramos que a proposta estruturada pode colaborar com os professores de forma a auxiliá-los na implementação de propostas de cunho socioconstrutivistas. Nas licenciaturas, pode auxiliar na indicação da organização de atividades que promovam a autonomia e a formação da identidade docente. 

Biografia do Autor

Agnela Silva Giusta, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMINAS Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG

(in memoriam)

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Publicado

2016-06-02

Como Citar

Coswosk, Édila D., & Giusta, A. S. (2016). PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA INICIAÇÃO À PESQUISA. Investigações Em Ensino De Ciências, 20(2), 12–35. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p12

Edição

Seção

Artigos