ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, CONSTRUÇÃO DE HIPERDOCUMENTOS E ENSINO DAS
Palavras-chave:
estrutura hipertextual, ciências da terra, aprendizagem significativaResumo
O presente trabalho foi motivado pela premente necessidade de elaboração de materiais didácticos em suporte informático (CD- Rom e outros) ou a sua publicação nas redes da informação (Internet) e a escassa investigação que, numa perspectiva construtivista, existe nesta área. Procurámos no nosso estudo averiguar da existência ou não de relação entre o tipo de organização hipertextual da informação e o tipo de aprendizagem e/ou raciocínios daí decorrentes, tentando compreender quais as melhores soluções em termos de construção de documentos hipermédia. Para sustentarmos teoricamente o nosso estudo recorremos às Teorias da Aprendizagem Significativa e da Flexibilidade Cognitiva. Foram construídos dois hiperdocumentos com conteúdos semelhantes, mas diferente organização (hierárquica e em rede), que foram aplicados a uma amostra de 31 alunos (14 a 16 anos). Na construção dos hiperdocumentos foram também tidos em consideração os trabalhos de Chi et al. sobre mudança conceptual. A análise dos resultados obtidos sugere que a estrutura hierárquica hipertextual parece favorecer as aprendizagens significativas subordinadas e superordenadas associadas a raciocínios de tipo descritivo e classificativo. Enquanto a estrutura hipertextual em rede, ao favorecer a flexibilidade cognitiva, pode também estimular a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora promovendo, as aprendizagens combinatórias, associadas a raciocínios do tipo interpretativo e explicativo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.