¿LOS ESTUDIANTES VERIFICAN LA CONSISTENCIA INTERNA DE LOS TEXTOS CIENTÍFICOS O RETIENEN LA PRIMERA INFORMACIÓN QUE LEEN?
Palavras-chave:
comprensión lectora, texto científico, aprendizaje de cienciasResumo
Este trabajo consiste en el diseño y aplicación de un instrumento para evaluar las estrategias que utilizan los alumnos en el control de la comprensión cuando leen un texto científico corto. Incluye la evaluación de su aplicación a dos grupos de estudiantes de distintos niveles educativos. En el texto que se presenta en la prueba se ha introducido una contradicción dando lugar a dos versiones del mismo que difieren en el orden en que aparece la información correcta. Los resultados obtenidos se analizan en esta presentación y se interpretan tomando aportes de otras investigaciones en el tema.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.