O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ELEMENTO SINALIZADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CÁLCULO
Palavras-chave:
Educação Matemática, ensino superior, Cálculo Diferencial e Integral, mapas conceituais digitais, aprendizagem significativaResumo
Este artigo traz reflexões e resultados de uma pesquisa que objetivou aplicar e analisar a utilização de mapas conceituais no Ensino Superior como elemento sinalizador da aprendizagem significativa do objeto matemático derivada com estudantes que já cursaram Cálculo Diferencial e Integral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, situada no campo da Educação Matemática, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na técnica de Mapeamento Conceitual de Novak. Como instrumentos de aquisição de dados, utilizamos observações de sala de aula, questionário, brainstorming e mapas conceituais digitais produzidos por licenciandos de um curso de Física. Para a análise definimos quatro aspectos a serem observados nos mapas construídos pelos estudantes: (i) validade das proposições formadas com os conceitos; (ii) hierarquização; (iii) ligações cruzadas entre as proposições; e (vi) presença de aplicações. A identificação desses elementos, que tomamos como referência para analisar os mapas, possibilitou a obtenção de informações a respeito do modo como cada estudante estruturou e correlacionou o conjunto de conceitos aprendidos sobre a derivada de uma função ao longo de seu curso. Com base nos resultados obtidos, identificamos nos mapas conceituais instrumentos eficazes para avaliar a aprendizagem significativa dos estudantes em conteúdos específicos do Cálculo Diferencial e Integral a partir dos conceitos de hierarquização, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa definidos na Teoria da Aprendizagem Significativa.Downloads
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