A INSERÇÃO DA ABORDAGEM TEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
abordagem temática, formação de professores, ensino de FísicaResumo
Esse trabalho discute os desafios e potencialidades relacionados à inserção da Abordagem Temática em disciplinas da grade curricular de três Cursos de Licenciatura em Física, de distintas instituições. Desta forma, a investigação enfoca o processo de implementação de discussões dessa natureza no âmbito da formação inicial de professores. Metodologicamente, o estudo compreende a análise das propostas temáticas elaboradas por licenciandos e questionários respondidos pelos mesmos, ambos analisadas mediante a Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, foi possível identificar elementos que apontam para um olhar mais crítico dos licenciandos frente à seleção, organização e abordagem dos conteúdos, que se reverte para: (1) A natureza dos temas e a valorização do sujeito da aprendizagem; e (2) A seleção dos conteúdos e um outro olhar sobre a organização curricular. Pretende-se, com essa reflexão, contribuir com o universo de propostas que buscam a formação de professores mais autônomos e críticos, de modo que possam fazer parte do processo de elaboração dos currículos.Downloads
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