A INSERÇÃO DA ABORDAGEM TEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Simoni Tormöhlen Gehlen Tormöhlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz/Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas - Ilhéus/BA
  • Roseline Beatriz Strieder Universidade de Brasília/Instituto de Física- Brasília/DF
  • Giselle Watanabe-Caramello Universidade Federal do ABC – Santo André/SP
  • Roseli Adriana Blümke Feistel Universidade Federal de Mato Grosso/Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Sinop/MT
  • Karine Raquiel Halmenschlager Universidade Federal do Pampa/Caçapava do Sul/RS

Palavras-chave:

abordagem temática, formação de professores, ensino de Física

Resumo

Esse trabalho discute os desafios e potencialidades relacionados à inserção da Abordagem Temática em disciplinas da grade curricular de três Cursos de Licenciatura em Física, de distintas instituições. Desta forma, a investigação enfoca o processo de implementação de discussões dessa natureza no âmbito da formação inicial de professores. Metodologicamente, o estudo compreende a análise das propostas temáticas elaboradas por licenciandos e questionários respondidos pelos mesmos, ambos analisadas mediante a Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, foi possível identificar elementos que apontam para um olhar mais crítico dos licenciandos frente à seleção, organização e abordagem dos conteúdos, que se reverte para: (1) A natureza dos temas e a valorização do sujeito da aprendizagem; e (2) A seleção dos conteúdos e um outro olhar sobre a organização curricular. Pretende-se, com essa reflexão, contribuir com o universo de propostas que buscam a formação de professores mais autônomos e críticos, de modo que possam fazer parte do processo de elaboração dos currículos.

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Publicado

2016-06-04

Como Citar

Gehlen, S. T. G. T., Strieder, R. B., Watanabe-Caramello, G., Feistel, R. A. B., & Halmenschlager, K. R. (2016). A INSERÇÃO DA ABORDAGEM TEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Investigações Em Ensino De Ciências, 19(1), 217–238. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/104

Edição

Seção

Artigos