LIVROS DE CIÊNCIAS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A EDUCAÇÃO EM QUÍMICA E AS INFLUÊNCIAS DO PNLD
Palavras-chave:
PNLD, experimentação no ensino de Química, ensino fundamentalResumo
Este trabalho analisa experimentos que envolvem transformações químicas propostos em livros didáticos de Ciências de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Os livros escolhidos foram as 37 coleções avaliadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2007), em uso nas escolas entre 2007 e 2010. A análise revelou a presença de 403 propostas de atividades, que foram então classificadas quanto ao grau de participação exigido dos estudantes e quanto a suas contribuições para um ensino elementar de Química. Os resultados apontam uma presença reduzida de atividades que exigem dos estudantes mais do que a montagem dos instrumentos, as observações/coletas de dados e a apresentação de conclusões. A maioria dos livros também não integra estas atividades a um ensino elementar de Química, não se aprofundando nas especificidades desta ciência com o progresso pelas quatro séries. Apesar disso, as coleções aprovadas no PNLD/2007 (12 das 37) obtiveram melhor desempenho nos dois aspectos aqui estudados. Considerando que este programa oficial de livros didáticos possui limitações, reforçamos a necessidade de um uso crítico destes materiais por parte dos docentes, em sala de aula.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.