LIVROS DE CIÊNCIAS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A EDUCAÇÃO EM QUÍMICA E AS INFLUÊNCIAS DO PNLD

Autores

  • Rafael Cava Mori Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Av. Trab. São-carlense, 400, 13560-970, São Carlos, SP, Brasil.
  • Antonio Aprigio da Silva Curvelo Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Av. Trab. São-carlense, 400, 13560-970, São Carlos, SP, Brasil.

Palavras-chave:

PNLD, experimentação no ensino de Química, ensino fundamental

Resumo

Este trabalho analisa experimentos que envolvem transformações químicas propostos em livros didáticos de Ciências de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Os livros escolhidos foram as 37 coleções avaliadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2007), em uso nas escolas entre 2007 e 2010. A análise revelou a presença de 403 propostas de atividades, que foram então classificadas quanto ao grau de participação exigido dos estudantes e quanto a suas contribuições para um ensino elementar de Química. Os resultados apontam uma presença reduzida de atividades que exigem dos estudantes mais do que a montagem dos instrumentos, as observações/coletas de dados e a apresentação de conclusões. A maioria dos livros também não integra estas atividades a um ensino elementar de Química, não se aprofundando nas especificidades desta ciência com o progresso pelas quatro séries. Apesar disso, as coleções aprovadas no PNLD/2007 (12 das 37) obtiveram melhor desempenho nos dois aspectos aqui estudados. Considerando que este programa oficial de livros didáticos possui limitações, reforçamos a necessidade de um uso crítico destes materiais por parte dos docentes, em sala de aula.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

Mori, R. C., & Curvelo, A. A. da S. (2016). LIVROS DE CIÊNCIAS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A EDUCAÇÃO EM QUÍMICA E AS INFLUÊNCIAS DO PNLD. Investigações Em Ensino De Ciências, 18(3), 545–561. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/113

Edição

Seção

Artigos