ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: SITUAÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO COM RELAÇÃO A CONCEITOS DE BIOLOGIA MOLECULAR
Palavras-chave:
Biologia Molecular, aprendizagem significativa, alfabetização científicaResumo
O objetivo desse trabalho é avaliar em que nível de alfabetização científica estão os alunos de duas escolas públicas brasileiras em que não há o uso sistemático da teoria rogeriana na elaboração das aulas e de alunos de uma instituição que fomenta o uso desta teoria na elaboração das aulas, o CAp UERJ, com relação a termos de Biologia Molecular (BM). Aplicamos questionários divididos em grupos que abordam os diferentes níveis de alfabetização científica. Também objetivamos verificar se estes alunos já experimentaram aprendizagem significativa através da análise de mapas conceituais utilizando conceitos de BM. Finalmente, ministramos aulas nestas escolas sobre temas de BM, considerando os mapas conceituais montados pelos alunos e avaliamos, através de uma segunda montagem dos mapas, o efeito destas aulas sobre a apropriação de novos conceitos. Observamos que a maior parte dos alunos está no nível Funcional de alfabetização científica. No entanto, muitos alunos do CAp encontram-se em níveis mais elevados, como o Conceitual e o Procedimental. Constatamos que a maior parte dos alunos não havia experimentado aprendizagem significativa e que o uso de materiais didáticos e a elaboração de aulas que considerem a estrutura cognitiva dos alunos teve um efeito relevante sobre a apropriação de vários conceitos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.