ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: SITUAÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO COM RELAÇÃO A CONCEITOS DE BIOLOGIA MOLECULAR

Autores/as

  • Daniel Alves Escodino Departamento de Ensino de Ciências e Biologia Instituto de Biologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Andréa Carla de Souza Góes Departamento de Ensino de Ciências e Biologia Instituto de Biologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Biologia Molecular, aprendizagem significativa, alfabetização científica

Resumen

O objetivo desse trabalho é avaliar em que nível de alfabetização científica estão os alunos de duas escolas públicas brasileiras em que não há o uso sistemático da teoria rogeriana na elaboração das aulas e de alunos de uma instituição que fomenta o uso desta teoria na elaboração das aulas, o CAp UERJ, com relação a termos de Biologia Molecular (BM). Aplicamos questionários divididos em grupos que abordam os diferentes níveis de alfabetização científica. Também objetivamos verificar se estes alunos já experimentaram aprendizagem significativa através da análise de mapas conceituais utilizando conceitos de BM. Finalmente, ministramos aulas nestas escolas sobre temas de BM, considerando os mapas conceituais montados pelos alunos e avaliamos, através de uma segunda montagem dos mapas, o efeito destas aulas sobre a apropriação de novos conceitos. Observamos que a maior parte dos alunos está no nível Funcional de alfabetização científica. No entanto, muitos alunos do CAp encontram-se em níveis mais elevados, como o Conceitual e o Procedimental. Constatamos que a maior parte dos alunos não havia experimentado aprendizagem significativa e que o uso de materiais didáticos e a elaboração de aulas que considerem a estrutura cognitiva dos alunos teve um efeito relevante sobre a apropriação de vários conceitos.

Publicado

2016-06-08

Cómo citar

Escodino, D. A., & Góes, A. C. de S. (2016). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: SITUAÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO COM RELAÇÃO A CONCEITOS DE BIOLOGIA MOLECULAR. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 18(3), 563–579. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/114