RELAÇÕES COM O SABER NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Fabiana Neves Bertolin Escola Municipal de Educação Especial Ali Bark, Curitiba
  • Odisséa Boaventura Oliveira UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p171

Palavras-chave:

Múltiplas linguagens, Relações com o saber, Deficiência intelectual.

Resumo

Esta pesquisa parte de uma sequência didática sobre o tema Água que contemplou múltiplas linguagens (imagética, literária, audiovisual, artística, computacional, científica escolar) e foi aplicada a cinco estudantes que frequentavam o 3º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Especial. O objetivo foi analisar as Relações com o Saber estabelecidas por esses estudantes que apresentam deficiência intelectual. A análise apontou seis categorias iniciais: Relação com o Material, Relação com as Múltiplas Linguagens, Relação com os Espaços Utilizados, Relação com as Aprendizagens Escolares, Relação Pessoal e Relação Interpessoal, que foram agrupadas em três categorias intermediárias: Dimensão Epistêmica, Dimensão Identitária e Dimensão Social, culminando na categoria final denominada de Relação com o Saber. Esse estudo procurou ampliar discussões acerca da construção de saberes pelo público da educação especial, além de apontar a relevância de uma proposta de ensino que envolve práticas educativas, cinestesia, formação de conceitos e o desenvolvimento da linguagem.

Biografia do Autor

  • Fabiana Neves Bertolin, Escola Municipal de Educação Especial Ali Bark, Curitiba
    Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial, Mestre em Educação
  • Odisséa Boaventura Oliveira, UFPR
    Profesora do Programa de PPGE e do PPGE:TPEN

Referências

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Publicado

2018-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RELAÇÕES COM O SABER NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO EM CIÊNCIAS. (2018). Investigações Em Ensino De Ciências, 23(3), 171-186. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p171

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