RELAÇÕES COM O SABER NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p171Palabras clave:
Múltiplas linguagens, Relações com o saber, Deficiência intelectual.Resumen
Esta pesquisa parte de uma sequência didática sobre o tema Água que contemplou múltiplas linguagens (imagética, literária, audiovisual, artística, computacional, científica escolar) e foi aplicada a cinco estudantes que frequentavam o 3º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Especial. O objetivo foi analisar as Relações com o Saber estabelecidas por esses estudantes que apresentam deficiência intelectual. A análise apontou seis categorias iniciais: Relação com o Material, Relação com as Múltiplas Linguagens, Relação com os Espaços Utilizados, Relação com as Aprendizagens Escolares, Relação Pessoal e Relação Interpessoal, que foram agrupadas em três categorias intermediárias: Dimensão Epistêmica, Dimensão Identitária e Dimensão Social, culminando na categoria final denominada de Relação com o Saber. Esse estudo procurou ampliar discussões acerca da construção de saberes pelo público da educação especial, além de apontar a relevância de uma proposta de ensino que envolve práticas educativas, cinestesia, formação de conceitos e o desenvolvimento da linguagem.Referencias
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto. São Paulo: Edições 70.
Bertolin, F. N. (2017). O Ensino de Ciências na Educação Especial: Possibilidades de Relações com o Saber. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Recuperado de https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/52563
Carvalho, A. M. (2004). Metodologia de pesquisa em ensino de física: uma proposta para estudar os processos de ensino e aprendizagem. In Anais do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Jaboticatubas, MG.
Charlot, B. (2000). Da relação com o saber: elementos para uma teoria. São Paulo: Artmed.
___________ (2005) Relação com o Saber, Formação dos Professores e Globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed.
___________ (2013) Da relação com o saber às práticas educativas. Coleção docência em formação: saberes pedagógicos. São Paulo: Cortez.
Ferreira, J. C. D. (2016). Ficção científica e ensino de ciências: seus entremeios. (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Oliveira, O. B. de. (2015). Relações com o Saber na Formação de Professor de Ciências. Relatório (Pós-Doutorado em Educação, Universidade Federal do Sergipe). Recuperado de http://docs.wixstatic.com/ugd/924e48_18844fcefe42414cb6d17b8da58829df.pdf
Orlandi, E. P. (2008). Discurso e Leitura. (8a. ed.). São Paulo: Cortez.
Rego, T. C., & Bruno, L. E. N. B. (2010). Desafios da educação na contemporaneidade: reflexões de um pesquisador – Entrevista com Bernard Charlot. Educação e Pesquisa, São Paulo, 36, (n. especial), 147-161. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/ep/v36nspe/v36nspea12.pdf
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.