ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA DE SABERES ESCOLARES: UMA COMPARAÇÃO DA EQUAÇÃO DE CLAPEYRON EM LIVROS DE FÍSICA E QUÍMICA
Palavras-chave:
transposição didática, teoria antropológica da didática, praxeologia, livros didáticosResumo
Neste trabalho apresentamos uma síntese da Transposição Didática e da Teoria Antropológica da Didática de Chevallard e a relação entre elas, com o intuito de usá-las como ferramenta de análise para entender o aparecimento do conteúdo relativo à equação de Clapeyron tanto em livros de Física quanto de Química. A análise praxeológica revelou um núcleo comum às duas disciplinas, complementado por alguns conceitos próprios contextualizados a cada uma delas. Essa análise pode fornecer elementos que norteiam a transposição didática interna, auxiliando professores de física e química a minimizar a fragmentação deste conteúdo nas duas disciplinas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.