AXIOLOGIA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Palavras-chave:
sistemas axiológicos, formação inicial de professores de Biologia, relações epistêmicas, pessoais e sociais, focos da aprendizagem docente (FAD)Resumo
Este artigo apresenta uma análise axiológica dos relatos de formandos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas que foram entrevistados acerca do seu processo de formação docente. Utilizando pressupostos teóricos da Matriz (3x3), que trata das relações epistêmicas, pessoais e sociais do professor com o saber, com o ensino e com a aprendizagem, buscou-se evidenciar, a partir da perspectiva social, de que modo um estudo axiológico pode ajudar na compreensão das relações: professor-conteúdo, professor-ensino e professor-aprendizagem (do aluno). Articuladamente, foram empregados os focos da aprendizagem docente (FAD) para o estabelecimento de critérios na análise dos dados. Por meio dos aportes da análise textual discursiva foram detectados indicativos axiológicos que sugerem a relevância do conteúdo biológico na escolha da carreira docente, além de problemas no processo de formação inicial como a priorização da dimensão do ensino em detrimento do processo de aprendizagem dos futuros alunos dos graduandos. A não obtenção de indícios axiológicos para a aprendizagem mostrou que esse tipo de gestão demanda readequações no processo formativo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.