CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA
Palavras-chave:
classificação biológica, evolução, homoplasia, homologia, analogiaResumo
A diversidade de formas e comportamentos encontrados junto à biodiversidade vem fascinando a mente humana desde tempos remotos gerando assim hipóteses sobre a relação entre os organismos vivos e extintos. Hoje uma parte da biologia trabalha dentro da ótica da construção de filogenias, que é baseada em hipóteses de parentesco evolutivo, conhecimento que é muito importante no que diz respeito ao ensino de biologia. Pretendemos neste trabalho conhecer quais concepções evolutivas os estudantes do Ensino Médio utilizam ao tentar explicar a origem da diversidade e a sua classificação atual. Explicações tipológicas são as mais frequentes, porém um discurso filogenético parece surgir em determinados momentos, o que abre a possibilidade de exploração pedagógica por parte dos professores.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.