CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

Autores

  • Leandro de Oliveira Costa Centro de Ciências da Saúde - Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO. Teresópolis, RJ. Estrada da Prata, s/n, Prata, CEP 25976-340. Programa de pós graduação em ensino de Biociências e Saúde. Instituto Oswaldo Cruz (IOC-FIOCRUZ). Rio de Janeiro, RJ. Avenida Brasil 4365 - Pavilhão 108 - Sala 31, Manguinhos, CEP 21040-36.
  • Ricardo Francisco Waizbort Programa de pós graduação em ensino de Biociências e Saúde. Instituto Oswaldo Cruz (IOC-FIOCRUZ). Rio de Janeiro, RJ. Avenida Brasil 4365 - Pavilhão 108 - Sala 31, Manguinhos, CEP 21040-36.

Palavras-chave:

classificação biológica, evolução, homoplasia, homologia, analogia

Resumo

A diversidade de formas e comportamentos encontrados junto à biodiversidade vem fascinando a mente humana desde tempos remotos gerando assim hipóteses sobre a relação entre os organismos vivos e extintos. Hoje uma parte da biologia trabalha dentro da ótica da construção de filogenias, que é baseada em hipóteses de parentesco evolutivo, conhecimento que é muito importante no que diz respeito ao ensino de biologia. Pretendemos neste trabalho conhecer quais concepções evolutivas os estudantes do Ensino Médio utilizam ao tentar explicar a origem da diversidade e a sua classificação atual. Explicações tipológicas são as mais frequentes, porém um discurso filogenético parece surgir em determinados momentos, o que abre a possibilidade de exploração pedagógica por parte dos professores.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

Costa, L. de O., & Waizbort, R. F. (2016). CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 18(3), 667–680. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/119

Edição

Seção

Artigos