O USO DO “V” DE GOWIN NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
diagramas “V”, formação de professores, ensino de ciênciasResumo
Este trabalho investiga o uso do instrumento heurístico, conhecido como Diagrama “V” de Gowin, na formação docente para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Faz parte de uma pesquisa que visa investigar possíveis contribuições de uma abordagem de ensino potencialmente significativa e que integre aspectos conceituais e metodológicos na formação docente. A abordagem didática foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, e integrou aspectos conceituais, históricos e experimentais do conteúdo Óptica da Visão em uma disciplina sobre ensino de ciências inserida em um curso de Pedagogia. O diagrama “V” foi utilizado durante o processo na condição de facilitador da aprendizagem e instrumento de avaliação e coleta de dados. São analisados os diagramas construídos pelos alunos desde o primeiro contato com o instrumento até o seu uso durante as atividades do curso. São realizadas considerações sobre as potencialidades do uso deste instrumento na formação docente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.