CIÊNCIA E SENSO COMUM: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE FÍSICA
Palavras-chave:
senso comum, diálogo, conhecimento científicoResumo
Naturalmente, professores e divulgadores das ciências se deparam com os saberes prévios e as concepções espontâneas de seus interlocutores. Saberes de senso comum que, nem sempre, concordam com as explicações e conclusões científicas. Como enfrentam essa questão na prática? De que maneira essas formas de conhecimento podem se relacionar? Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa que procura identificar as concepções de professores de Física sobre essas duas formas de conhecimento em sua difícil relação no cotidiano das salas de aula de ciências. Interessa-nos saber se a visão dos professores se aproximava ou se afasta do pensamento de alguns teóricos que, do nosso ponto de vista, apontaram uma saída interessante para essa questão paradoxal. Foram consultados 13 Professores de Física ligados a diferentes instituições públicas de ensino superior no Estado da Paraíba que, a partir de uma entrevista semi-estruturada, apresentaram suas contribuições a respeito desta interessante e persistente questão.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.