O SABER AMBIENTAL DOS LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Palavras-chave:
ambiente, formação de professor, ensino de ciências, ensino de biologiaResumo
As questões ambientais, atualmente, têm sido abordadas de maneira que vai além dos impactos naturais, abrangendo aspectos socioeconômicos, políticos e culturais. Neste trabalho faz-se uma descrição das tipologias das concepções sobre o saber ambiental, com especial referência às relações que o permeiam, e desenvolve-se um trabalho empírico, analisando as concepções sobre o saber ambiental de estudantes concluintes do curso de licenciatura em ciências biológicas, em uma universidade do Estado da Bahia. Os dados foram recolhidos através de pesquisa de cunho qualitativo, por meio da aplicação do questionário de perguntas abertas com respostas em texto e desenho. Os resultados evidenciaram um predomínio de concepções naturalistas, mas não foram encontradas concepções socioambientais do tipo metabólicas. Tal resultado conduz à necessidade de inserção dessas abordagens críticas da questão ambiental na formação do professor de Ciências e Biologia, enfatizando interação entre trabalho, natureza e sociedade. Por fim, emergem também algumas sugestões de pesquisas futuras, entre as quais a de analisar as concepções sobre o ambiente que têm professores universitários de cursos de licenciatura em ciências biológicas e uma pesquisa-ação com os licenciandos investigados quanto à abordagem crítica sobre ambiente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.