Analysis of epistemic practices in reports of higher education students groups in carrying out the inquiry-based activity of immunology

Autores

  • Daniel Manzoni de Almeida Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Biologia (GEPEB), Faculdade de Educação, USP Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU
  • Patrícia Marzin-Janvier Associated professor Grenoble University of Science Laboratory of informatics of Grenoble, MeTAH Team
  • Silvia Luzia Frateschi Trivelato GEPEB/FE-USP

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p105

Palavras-chave:

Epistemic practices, Teaching immunology, Teaching biology, Inquiry-based activity.

Resumo

Practical classes in immunology are important to assist the learning of abstract theoretical concepts of biological phenomena learned in the classroom. Here, our proposal was the qualitative characterization of epistemic practices. Analysis of the results obtained from the investigative activities showed that student groups mobilize a huge variety of epistemic practices during reports writing, for example, to predict, conclude, name, describe, explain, opine, and the use of theoretical data for reviewing and evaluating the consistency of the data observed. A better understanding of these interactions can help in the teaching of Immunology classes for undergraduate students of life sciences and health courses.

Biografia do Autor

Daniel Manzoni de Almeida, Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Biologia (GEPEB), Faculdade de Educação, USP Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU

É pesquisador e professor interessado em ciências básicas e suas articulações com o ensino. Tem como principal objeto de pesquisa a disciplina de Imunologia em três dimensões: i) o ensino de imunologia no ensino básico e superior (práticas epistêmicas nas aulas, ensino por investigação, ensino por experimentação e linguagem no ensino de ciências); ii) estudos experimentais (imunologia básica e aplicada); e iii) as suas bases histórica-filosófica (fundamentos da imunologia). Atualmente é Pesquisador Associado do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Biologia (GEPEB) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e Professor Assistente I do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Áreas de atuação: ensino de biologia; ensino de imunologia; imunologia teórica, básica e aplicada.

Patrícia Marzin-Janvier, Associated professor Grenoble University of Science Laboratory of informatics of Grenoble, MeTAH Team

A pesquisa que realizei desde 1987 estão no campo da didática das ciências experimentais e ambientes de computador para aprender ciência. Meu trabalho enfoca os mecanismos de transmissão e apropriação do conhecimento, principalmente na biologia, mas também em outras disciplinas das ciências experimentais. As perguntas que eu atualmente interessados preocupação o estudo dos alunos raciocínio ao fazer atividades práticas. Outro aspecto do meu trabalho na concepção e avaliação de ferramentas de tecnologia para a aprendizagem.Meu problema atual diz respeito à análise da atividade de design experimental (projeto do protocolo, a antecipação de resultados, elaboração e estruturação de um plano experimental) e escoramento do design experimental e de forma mais geral da abordagem de investigação experimental por um ambiente de TI. Abrange vários aspectos: estruturação do desenho experimental e do papel das representações externas (incluindo argumentos) para o sucesso desta tarefa, e da introdução de actividades metacognitivas por bases informatizadas. Este trabalho é feito usando vários quadros teóricos da teoria das situações didáticas (Brousseau, 1998) e engenharia didática (Artigue, 1988) e no âmbito da problematização (Orange, 1997). Meu trabalho tem contribuído para o COPEX design de software plataforma de aprendizagem LabBook (Labbook.imag.fr) e plataforma de SCY-Lab (www.scy-net.eu).

Silvia Luzia Frateschi Trivelato, GEPEB/FE-USP

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor doutor da Universidadade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, ensino de biologia, formação de professores, material didático e currículo de biologia.

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Publicado

2016-08-23

Como Citar

Manzoni de Almeida, D., Marzin-Janvier, P., & Frateschi Trivelato, S. L. (2016). Analysis of epistemic practices in reports of higher education students groups in carrying out the inquiry-based activity of immunology. Investigações Em Ensino De Ciências, 21(2), 105–120. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p105

Edição

Seção

Artigos