CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS ESCRITOS: A INFLUÊNCIA DA METODOLOGIA DE ENSINO E DO GÊNERO DO DISCURSO
Palavras-chave:
gêneros do discurso, metodologia, química, relatórioResumo
O propósito deste trabalho é o de comparar a construção (explicitação) escrita do conceito científico em aulas de química, por meio da qualidade da argumentação produzida por alunos do ensino básico, após participação em atividade de laboratório concebida sob duas metodologias de mediação. Na primeira metodologia de mediação (A) o conceito científico foi exposto para uma turma de alunos por demonstração, de forma estruturada, obedecendo-se uma sequência proposta no caderno didático do sistema oficial de ensino, e após a sua aplicação foi solicitado aos alunos a preparação de relatório sobre o experimento. Na segunda metodologia de mediação (B) o conceito científico, foi exposto por demonstração e debatido dialogicamente com outra turma de alunos, agregando-se características do ensino por investigação. Um roteiro para a produção escrita do gênero do discurso relatório foi distribuído e discutido com ambas as turmas de alunos. Os textos escritos e produzidos pelos alunos foram analisados com ênfase nos elementos do Padrão de Argumento de Toulmin, “justificativa” e “fundamentos”. Os resultados da análise dos textos mostram que há diferenças significativas na construção das “justificativas” e dos “fundamentos” em função das metodologias de ensino adotadas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.