APLICAÇÃO DE OFICINA ORIENTADA POR NOVAS TENDÊNCIAS DE ENSINO PARA CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA
Palavras-chave:
ensino de Química, atividades experimentais, curso técnico em Química, estratégias de ensinoResumo
Com a finalidade de proporcionar uma melhor formação aos cidadãos que já tenham o ensino médio concluído e que necessitam de uma melhor formação para ingressarem no mercado de trabalho, criaram-se os cursos subsequentes, entre eles, o Curso de Técnico em Química (CTQ). A estruturação deste consiste numa formação que articule trabalho, cultura, ciência e tecnologia como princípios que sintetizem todo o processo formativo. Em visita a uma escola pública de Maringá, que implementou o CTQ, constatou-se que os professores se depararam com várias dificuldades: falta de conhecimentos nas disciplinas técnicas iniciais, como articular teoria e prática, escassez de materiais e referenciais teóricos, limitação dos laboratórios, falta de equipamentos e dificuldades em desenvolver atividades práticas para o curso. Diante dessa situação, surgiu a ideia de apoio a estes professores e, consequentemente, aos seus alunos. Assim, um grupo de acadêmicos após realizar uma pesquisa na escola com o intuito de conhecer a realidade do curso e os anseios dos alunos e professores do mesmo desenvolveu uma oficina cujo tema gerador foi o “leite”. Esses acadêmicos elaboraram materiais didáticos de baixo custo auxiliando a prática dos docentes. Além disso, realizou-se uma pesquisa posterior para verificar os resultados da oficina com a finalidade do desenvolvimento de novas oficinas procurando estratégias de ensino para contribuir de maneira efetiva com o curso.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.