APLICAÇÃO DE OFICINA ORIENTADA POR NOVAS TENDÊNCIAS DE ENSINO PARA CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Marilde Beatriz Zorzi Sá Departamento de Química, Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo, 5790, 87020-900, Maringá, PR, Brasil.
  • Camila Fontes Neves da Silva Departamento de Química, Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo, 5790, 87020-900, Maringá, PR, Brasil.
  • Weliton Pedro Batiston Departamento de Química, Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo, 5790, 87020-900, Maringá, PR, Brasil.

Palavras-chave:

ensino de Química, atividades experimentais, curso técnico em Química, estratégias de ensino

Resumo

Com a finalidade de proporcionar uma melhor formação aos cidadãos que já tenham o ensino médio concluído e que necessitam de uma melhor formação para ingressarem no mercado de trabalho, criaram-se os cursos subsequentes, entre eles, o Curso de Técnico em Química (CTQ). A estruturação deste consiste numa formação que articule trabalho, cultura, ciência e tecnologia como princípios que sintetizem todo o processo formativo. Em visita a uma escola pública de Maringá, que implementou o CTQ, constatou-se que os professores se depararam com várias dificuldades: falta de conhecimentos nas disciplinas técnicas iniciais, como articular teoria e prática, escassez de materiais e referenciais teóricos, limitação dos laboratórios, falta de equipamentos e dificuldades em desenvolver atividades práticas para o curso. Diante dessa situação, surgiu a ideia de apoio a estes professores e, consequentemente, aos seus alunos. Assim, um grupo de acadêmicos após realizar uma pesquisa na escola com o intuito de conhecer a realidade do curso e os anseios dos alunos e professores do mesmo desenvolveu uma oficina cujo tema gerador foi o “leite”. Esses acadêmicos elaboraram materiais didáticos de baixo custo auxiliando a prática dos docentes. Além disso, realizou-se uma pesquisa posterior para verificar os resultados da oficina com a finalidade do desenvolvimento de novas oficinas procurando estratégias de ensino para contribuir de maneira efetiva com o curso.

Downloads

Publicado

2016-06-13

Como Citar

Sá, M. B. Z., Silva, C. F. N. da, & Batiston, W. P. (2016). APLICAÇÃO DE OFICINA ORIENTADA POR NOVAS TENDÊNCIAS DE ENSINO PARA CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 18(2), 347–364. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/134

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)