UM ESTUDO EXPLORATÓRIO INTERNACIONAL SOBRE O DISTANCIAMENTO ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
ensino de ciências, contextos socioculturais, práticas escolaresResumo
Este estudo exploratório apresenta alguns resultados de uma pesquisa internacional cujo objetivo principal foi investigar, sob uma perspectiva multicultural, o distanciamento entre as pesquisas acadêmicas e a prática no ensino de ciências. O estudo envolveu sujeitos de seis países: Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Itália e Israel. São apresentadas as análises dos dados coletados nestes diferentes contextos sobre as seguintes categorias: percepções sobre o ensino de ciências, avaliação de políticas públicas, organização escolar, questões de gênero, prática docente e interação entre a prática de ensino e pesquisa. Para obter resultados com evidências globais e particulares foram utilizadas metodologias quantitativas e qualitativas de análise, com instrumentos de coleta de dados comuns a todos os países. Em larga escala, 1819 professores responderam a questionários de questões abertas e fechadas. Em menor escala, 157 sujeitos, entre professores, diretores de escolas, gestores públicos e pesquisadores participaram de entrevistas e grupos focais. As análises mostram que em algumas categorias os resultados foram muito semelhantes nos diferentes contextos investigados em cada país como, por exemplo, o fato de que o ensino tenha uma ênfase predominantemente transmissiva (tradicional). Em outras categorias, questões culturais, políticas e estruturais da educação diferenciam os resultados segundo o contexto. Ao final, é discutido como a consideração destas semelhanças e diferenças podem contribuir para diminuir a distância entre a escola e a universidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.