ANÁLISE, ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS, DA COMPREENSÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A RELAÇÃO DNA-RNA-PROTEÍNAS APÓS O ACESSO AO GenBank

Autores

  • Rosane Teresinha Nascimento da Rosa Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil.
  • Élgion Lúcio Silva Loreto Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil.

Palavras-chave:

ensino médio, ensino de biologia molecular, bioinformática, GenBank, mapa conceitual

Resumo

Este artigo trata da análise de mapas conceituais, elaborados por alunos do ensino médio, durante a aplicação de uma Unidade Didática (UD) sobre o tema síntese de proteínas. Uma das atividades da UD envolvia o acesso orientado ao GenBank, banco de dados sobre genes e sequências de DNA, disponível no site do National Center Biotechnology Information (NCBI). O objetivo da UD era verificar a compreensão dos alunos sobre a relação DNA-RNA-proteínas mediante a elaboração de mapas conceituais. Esses mapas foram construídos antes e após a aplicação da UD por seis alunos voluntários do 2º ano do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM)/RS/Brasil. Esta UD foi desenvolvida no contraturno das atividades escolares. Para análise dos mapas, utilizou-se uma tabela de pontuação proposta por Novak & Gowin (1996). O mapa de referência tinha 52 pontos; dois alunos obtiveram 41 pontos, três alunos obtiveram respectivamente, 26, 10 e 2 pontos e um aluno não obteve pontuação. Na análise qualitativa foi possível identificar um avanço significativo nas relações conceituais desses alunos sobre síntese de proteínas. Os dados sugerem que o acesso ao GenBank, utilizado como estratégia didática dentro da UD, possibilitou este avanço.

Downloads

Publicado

2016-06-13

Como Citar

da Rosa, R. T. N., & Loreto, Élgion L. S. (2016). ANÁLISE, ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS, DA COMPREENSÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A RELAÇÃO DNA-RNA-PROTEÍNAS APÓS O ACESSO AO GenBank. Investigações Em Ensino De Ciências, 18(2), 385–405. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/138

Edição

Seção

Artigos