CONSTRUÇÃO DE UM PERFIL CONCEITUAL DE ADAPTAÇÃO: IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O PROGRAMA DE PESQUISA SOBRE PERFIS CONCEITUAIS E O ENSINO DE EVOLUÇÃO

Autores

  • Claudia Sepulveda Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana AV. Transnordestina S/N,Novo Horizonte, Feira de Santana -BA
  • Eduardo Fleury Mortimer Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte - MG
  • Charbel N. El-Hani Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia Rua Barão de Geremoabo, 147, Campus de Ondina, salvador-BA

Palavras-chave:

perfil conceitual, adaptação, ensino de evolução, darwinismo

Resumo

Neste artigo, é apresentado o percurso metodológico que levou à construção de um perfil conceitual de adaptação a partir de um exame dialógico de fontes epistemológicas e históricas, da literatura sobre concepções alternativas, de dados obtidos em entrevistas e questionários com estudantes do ensino médio e do ensino superior, e da análise de interações discursivas em salas de aula do ensino médio e superior de biologia. Pretendemos mostrar como um modelo de perfil para o conceito de adaptação foi construído com base neste percurso metodológico. Este modelo contém quatro zonas: funcionalismo intra-orgânico, ajuste providencial, perspectiva transformacional e perspectiva variacional.  Para cada uma destas zonas, apresentamos uma caracterização em termos de compromissos epistemológicos e ontológicos que estruturam distintos modos de pensar sobre o conceito de adaptação. Por fim, analisamos as implicações deste estudo para a metodologia de construção de perfis conceituais e para o ensino de evolução.

Downloads

Publicado

2016-06-13

Como Citar

Sepulveda, C., Mortimer, E. F., & El-Hani, C. N. (2016). CONSTRUÇÃO DE UM PERFIL CONCEITUAL DE ADAPTAÇÃO: IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O PROGRAMA DE PESQUISA SOBRE PERFIS CONCEITUAIS E O ENSINO DE EVOLUÇÃO. Investigações Em Ensino De Ciências, 18(2), 439–479. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/140

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)