A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA

Autores

  • Luís Gomes de Lima Universidade de São Paulo/Faculdade de Educação. Programa de Pós Graduação.

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p196

Palavras-chave:

Teoria dos Registros de Representação Semiótica, Ensino e Aprendizagem da Física, Resolução de Problemas

Resumo

Este trabalho é, em partes, fruto de uma pesquisa de doutorado, e tem por objetivo apresentar a Teoria dos Registros de Representação Semiótica e suas contribuições teórico-metodológicas para o ensino e aprendizagem da física. Busca-se verificar os signos e símbolos próprios da física pela vertente semiótica de Duval, a fim de possibilitar caminhos possíveis para o ensino da disciplina que permita melhorar sua aprendizagem por parte dos estudantes. As atividades cognitivas fundamentais de representação ligadas às semiósis: formação, tratamento e conversão, são analisadas com foco na verificação do fenômeno de congruência que leva à compreensão integrativa. Como aporte metodológico é sugerido que os critérios de congruência e modelo cognitivo de representação, centrado sobre a função de objetivação, sejam articulados de forma a permitir o uso da teoria aos problemas específicos da física. Nesse sentido, são tratados cinco problemas canônicos de física com 28 alunos de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede privada de São Paulo, durante o 2º semestre de 2017. As análises realizadas sobre as atividades, com aporte da Teoria dos Registros de Representação Semiótica apontam para resultados que demonstram sua importância no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da física por permitir aumentos nas taxas de sucesso dos alunos ao tratarem os problemas próprios da disciplina.

Biografia do Autor

Luís Gomes de Lima, Universidade de São Paulo/Faculdade de Educação. Programa de Pós Graduação.

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo junto à Faculdade de Educação (2018), onde pesquisei o papel da abstração no desenvolvimento de conceitos físicos por meio da Teoria de Raymond Duval. Mestre em Ensino de Física pelo Instituto de física da Universidade de São Paulo (2014), tendo desenvolvido pesquisa sobre o ensino de Mecânica Quântica por meio da abstração na relação física-literatura. Pós Graduado em Metodologias do Ensino da Física pela Universidade Gama Filho. Licenciado em física pela universidade Metropolitana de Santos. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Graduado em Tecnologia Mecânica modalidade Processos de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e, graduado em Tecnologia Mecânica na modalidade Projetos Mecânicos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Lima, L. G. de. (2019). A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(3), 196–221. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p196

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Artigos