A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p196Palavras-chave:
Teoria dos Registros de Representação Semiótica, Ensino e Aprendizagem da Física, Resolução de ProblemasResumo
Este trabalho é, em partes, fruto de uma pesquisa de doutorado, e tem por objetivo apresentar a Teoria dos Registros de Representação Semiótica e suas contribuições teórico-metodológicas para o ensino e aprendizagem da física. Busca-se verificar os signos e símbolos próprios da física pela vertente semiótica de Duval, a fim de possibilitar caminhos possíveis para o ensino da disciplina que permita melhorar sua aprendizagem por parte dos estudantes. As atividades cognitivas fundamentais de representação ligadas às semiósis: formação, tratamento e conversão, são analisadas com foco na verificação do fenômeno de congruência que leva à compreensão integrativa. Como aporte metodológico é sugerido que os critérios de congruência e modelo cognitivo de representação, centrado sobre a função de objetivação, sejam articulados de forma a permitir o uso da teoria aos problemas específicos da física. Nesse sentido, são tratados cinco problemas canônicos de física com 28 alunos de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede privada de São Paulo, durante o 2º semestre de 2017. As análises realizadas sobre as atividades, com aporte da Teoria dos Registros de Representação Semiótica apontam para resultados que demonstram sua importância no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da física por permitir aumentos nas taxas de sucesso dos alunos ao tratarem os problemas próprios da disciplina.Referências
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