ANÁLISE DOCUMENTAL DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE O ENSINO DE EVOLUÇÃO (1990-2010): CARACTERIZAÇÃO E PROPOSIÇÕES
Palavras-chave:
análise documental, ensino de Biologia, ensino de EvoluçãoResumo
O crescimento quantitativo e qualitativo das pesquisas em Ensino de Ciências impõe a necessidade de mapeamentos periódicos da produção científica sobre o assunto, com vistas a identificar suas principais características e tendências. Neste contexto, as pesquisas do tipo “estado da arte”, dado ao seu caráter inventariante, constituem-se em modalidades de investigação que nos permitem traçar panoramas históricos para uma dada área (ou subárea) do conhecimento. Diante do exposto, este trabalho objetiva traçar o panorama da produção acadêmica brasileira, representada por dissertações e teses, em Ensino de Evolução durante o período de 1990-2010. Os documentos passíveis de análise foram levantados em três bases de dados online e sua seleção ocorreu por meio da leitura de títulos, resumos e palavras-chaves com vistas a identificar os documentos que verdadeiramente abordavam o Ensino de Evolução. Os resultados encontrados evidenciam a preponderância do número de dissertações em relação ao de teses e a concentração da produção acadêmica em Ensino de Evolução na região Sudeste do Brasil, especialmente no Estado de São Paulo. Em relação às tendências de pesquisas, verificamos a prevalência de investigações relativas às concepções prévias de alunos e docentes (em todos os níveis de ensino) e à formação de professores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.