O TEMA TRANSVERSAL SAÚDE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE AS PARASITOSES INTESTINAIS

Autores

  • Natanael Bezerra Monroe Departamento de Química e Biologia. UEMA. Cidade Universitária Paulo VI. Tirirical. 65135-000 São Luís. Brasil.
  • Pablo Ricardo Ramalho Leite Departamento de Química e Biologia. UEMA. Cidade Universitária Paulo VI. Tirirical. 65135-000 São Luís. Brasil.
  • Danilo Nunes Santos Departamento de Química e Biologia. UEMA. Cidade Universitária Paulo VI. Tirirical. 65135-000 São Luís. Brasil.
  • Jackson Ronie Sá-Silva Departamento de Química e Biologia. UEMA. Cidade Universitária Paulo VI. Tirirical. 65135-000 São Luís. Brasil.

Palavras-chave:

representações sociais, ensino de ciências, educação em saúde, enteroparasitoses

Resumo

As enteroparasitoses representam um grave problema de Saúde Pública. Crianças em idade escolar são as mais acometidas pelas parasitoses intestinais. Para que aconteçam intervenções pontuais e planejadas de prevenção das parasitoses intestinais na escola é importante compreender as representações dos docentes sobre a temática. Assim, a pesquisa se propôs a problematizar o tema das parasitoses intestinais e suas conexões com o ensino de Ciências. Quatro professoras participaram da investigação. Para a apreensão das representações sociais sobre saúde, parasitoses intestinais e ensino de Ciências foram realizadas entrevistas semiestruturadas em formato de grupo focal. As representações expressadas informam que as professoras detêm conhecimentos científicos sobre o tema. No entanto, muitas ideias e percepções sobre a transmissão e a prevenção das parasitoses intestinais estão estruturadas em saberes do senso comum os quais devem ser questionados e problematizados. É preciso reconhecer e valorizar a escola como agência de saúde, assim como o papel dos docentes como promotores dessa ação.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Monroe, N. B., Leite, P. R. R., Santos, D. N., & Sá-Silva, J. R. (2016). O TEMA TRANSVERSAL SAÚDE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE AS PARASITOSES INTESTINAIS. Investigações Em Ensino De Ciências, 18(1), 7–22. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/146

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)