"DESCOBRINDO O AMBIENTE": DISCURSO E JOGO DE SENTIDOS EM LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p01Palavras-chave:
ciência ambiental, livros didáticos, discurso pedagógicoResumo
Este artigo mostra a análise de enunciados que versam sobre meio ambiente, tal como aparecem em dois volumes da série de livros didáticos, intitulada “ciências: descobrindo o ambiente”. O objetivo é mostrar de que modo aparecem efeitos discursivos por meio dos quais a circulação dos “saberes ambientais” é cooptada por mecanismos ideológicos dominantes. Ao tomar como ponto de partida a noção de discurso da Análise de Discurso francesa (AD) foram analisados dois livros didáticos veiculados pelo Programa Nacional do Livro Didático de modo que apontamos haver um mecanismo discursivo que sustenta efeitos de sentido baseados em asserções de absoluta igualdade nos usos do discurso “ambiental”.Referências
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