"DESCOBRINDO O AMBIENTE": DISCURSO E JOGO DE SENTIDOS EM LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Anderson de Carvalho Pereira Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (Campus de Itapetinga-BA Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação (Campus de Vitória da Conquista-BA) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Rodovia BR 415, s/n. km 3. 45.700-000. Campus Juvino Oliveira. Itapetinga, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p01

Palabras clave:

ciência ambiental, livros didáticos, discurso pedagógico

Resumen

Este artigo mostra a análise de enunciados que versam sobre meio ambiente, tal como aparecem em dois volumes da série de livros didáticos, intitulada “ciências: descobrindo o ambiente”. O objetivo é mostrar de que modo aparecem efeitos discursivos por meio dos quais a circulação dos “saberes ambientais” é cooptada por mecanismos ideológicos dominantes. Ao tomar como ponto de partida a noção de discurso da Análise de Discurso francesa (AD) foram analisados dois livros didáticos veiculados pelo Programa Nacional do Livro Didático de modo que apontamos haver um mecanismo discursivo que sustenta efeitos de sentido baseados em asserções de absoluta igualdade nos usos do discurso “ambiental”.

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Publicado

2016-05-25

Cómo citar

Pereira, A. de C. (2016). "DESCOBRINDO O AMBIENTE": DISCURSO E JOGO DE SENTIDOS EM LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 21(1), 01–11. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p01