APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS SOBRE CIRCUNFERÊNCIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS

Autores

  • Valdir de Sousa Cavalcanti Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Estadual da Paraíba. Centro de Ciências e Tecnologia. Campus I. Campina Grande/PB. 58429-500
  • Abigail Fregni Lins Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Estadual da Paraíba. Centro de Ciências e Tecnologia. Campus I. Campina Grande/PB. 58429-500

Palavras-chave:

circunferência, ensino médio, situações adidáticas

Resumo

O estudo da circunferência, devido sua importância, é um dos conteúdos mais ressaltados no currículo da Geometria Analítica. Entretanto, a complexidade dos conceitos relacionados a esse tema, aliada a fragmentação do conteúdo, dificulta o pensar do aluno de transformar problemas geométricos em resolução de equações, sistemas ou inequações. Com isso, neste artigo apresentamos um relato parcial de uma pesquisa de mestrado, de caráter qualitativo, a qual teve como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia alternativa usando a composição de paródias musicais na tentativa de contribuir para a aprendizagem dos conceitos sobre circunferência. Para isso, realizamos um estudo de caso com 36 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa foi embasada e discutida à luz da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. Optamos pela técnica de triangulação para a análise dos dados, coletados a partir de entrevistas, questionários e lista de exercícios. Concluímos que o recurso composição de paródias favoreceu aos alunos melhor compreensão dos conceitos de centro, raio, corda e definição da equação geral da circunferência, assim como foram capazes de identificar as posições relativas que uma circunferência assume em relação à equação de uma reta e entre duas circunferências nos vários conceitos que as diferenciam. Portanto, podemos afirmar que a composição de paródia musical como recurso didático pode vir a contribuir com a aprendizagem de conteúdos matemáticos.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Cavalcanti, V. de S., & Lins, A. F. (2016). APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS SOBRE CIRCUNFERÊNCIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 18(1), 107–126. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/162

Edição

Seção

Artigos