IMAGENS NA DISICPLINA ESCOLAR FÍSICA: POSSIBILIDADES DE LEITURA

Autores

  • Sheila Cristina R. Rego Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) Av. Maracanã, 229 – Maracanã, Rio de Janeiro, RJ
  • Guaracira Gouvêa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Av. Pasteur, 458 - Urca, Rio de Janeiro, RJ

Palavras-chave:

imagem, Física, iconicidade, realidade, relação texto-imagem

Resumo

Neste trabalho nosso interesse foi problematizar a leitura de imagens impressas em sua relação com o texto escrito, na apresentação do conhecimento em Física, por estudantes do ensino universitário. Para isso, analisamos as leituras realizadas por estudantes quando colocados diante da possibilidade de estabelecerem relações entre texto e imagens que circulam em materiais de ensino de Física. Abordamos aspectos associados ao que entendemos por imagem, a algumas especificidades da linguagem científica, tanto a verbal como a imagética, e ao uso da imagem no ensino de ciências. Nossa análise indicou que um trabalho que envolva a relação texto verbal – imagem pode indicar como os estudantes lidam com a representação das realidades concreta e pensada, como eles transitam entre as duas formas de linguagem (científica e cotidiana), quais as suas preferências ao lidar com elementos científicos, a presença ou não de necessidades em ancorar a linguagem científica na linguagem cotidiana, entre outros aspectos.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

Rego, S. C. R., & Gouvêa, G. (2016). IMAGENS NA DISICPLINA ESCOLAR FÍSICA: POSSIBILIDADES DE LEITURA. Investigações Em Ensino De Ciências, 18(1), 127–142. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/163

Edição

Seção

Artigos