ESCOLHA E CONTROLE EM UM AMBIENTE MUSEAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
museu de ciências, professores de ciências, visitas escolares, contexto pessoalResumo
Este trabalho tem por objetivo compreender as estratégias de planejamento de atividades de visita de alunos aos museus de ciências e de que forma os professores pretendem relacionar essa visita ao ensino formal de ciências. A investigação foi realizada com 21 professores de Ciências, Física, Química e Biologia, identificados aleatoriamente dentre os visitantes de um museu de ciências, que estavam acompanhando suas turmas de alunos. Entrevistas e os relatos escritos dos professores foram submetidos a uma análise textual discursiva e revelaram cinco níveis de controle (ou de escolha) adotados pelos professores para o planejamento e registro da visita dos alunos ao museu. Os resultados mostraram que maior parte dos professores pesquisados utiliza elementos de controle, solicitando anotações para relatos a serem recuperados na escola. Os mecanismos de avaliação planejados pelos professores após a visita revelam uma intencionalidade com a preservação e contextualização da experiência museal em outros contextos, como na escola.Downloads
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