UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS
Palavras-chave:
unidade de ensino potencialmente significativo, aprendizagem significativa, mapas mentais, mapas conceituaisResumo
Neste trabalho são apresentados resultados preliminares obtidos a partir da implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo em quatro turmas de terceira série do ensino médio de uma escola pública da cidade de Bagé (Rio Grande do Sul). O conteúdo proposto trata de conceitos relacionados à Física Quântica (quantização, incerteza, estado e superposição de estados), apresentado de acordo com a sequência de oito passos das Unidades de Ensino Potencialmente Significativo, visando à aprendizagem significativa desses conceitos. São analisados neste trabalho mapas mentais e mapas conceituais elaborados em duplas, bem como a comparação entre eles. Ainda são apresentados alguns comentários de estudantes sobre seu desenvolvimento na compreensão dos conceitos abordados na proposta. A proposta teve boa receptividade e, apesar de o estudo ainda estar em andamento e fazer parte de uma investigação mais ampla, já fornece indícios de aprendizagem significativa, que é o objetivo de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.