INTERAÇÕES DOCENTES E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE VIRTUAL

Autores

  • Aline Terra Salles Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – IE/DTPE/PPGEduc BR-465, Km 7 Seropédica-Rio de Janeiro CEP. 23.890-000
  • Marcelo Almeida Bairral Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – IE/DTPE/PPGEduc BR-465, Km 7 Seropédica-Rio de Janeiro CEP. 23.890-000

Palavras-chave:

Ambiente virtual de aprendizagem, tipos de interlocução, aprendizagem docente, geometria do táxi

Resumo

O uso das tecnologias da informação e comunicação traz novas formas de envolvimento e motivação dos indivíduos. Essas tecnologias têm sido um importante veículo para compartilhar informações e constituir comunidades variadas.  Em razão disso, tornam-se necessárias análises da aprendizagem em ambientes virtuais. O objetivo principal do artigo está focado na análise de interações docentes no ambiente Virtual Math Team (VMT-Chat) em um problema da geometria do táxi. Estudamos a aprendizagem através das diferentes formas de participação dos indivíduos no ambiente. Os resultados mostram que a identificação dos diferentes tipos de interlocução (avaliativa, interpretativa, informativa ou negociativa) possibilita ao professor a criação de estratégias para contribuir com a continuidade do debate e para promover o desenvolvimento das ideias matemáticas emergentes nas interlocuções. A análise também ilustra como os docentes interagiram online, com uso da análise combinatória, sobre a métrica na geometria do táxi.

Downloads

Publicado

2016-07-13

Como Citar

Salles, A. T., & Bairral, M. A. (2016). INTERAÇÕES DOCENTES E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE VIRTUAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 17(2), 453–466. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/198

Edição

Seção

Artigos