APLICAÇÃO DO MODELO DO CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS PARA O ENSINO DA CÉLULA – UM ESTUDO DE CASO INSTRUMENTAL

Autores

  • Carla Susana Santos Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, Algarve
  • Rute Monteiro Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) Universidade do Algarve

Palavras-chave:

modelo de ensino, ensino das ciências, formação de professores, célula, estudo de caso instrumental

Resumo

A presente investigação resulta de um Estudo de Caso, Instrumental, fundamentado no Modelo de Conhecimento Profissional (PK), proposto por Ball et al. 2008, 2009 no âmbito da Matemática. O Modelo de Ball serviu de base para a construção do Modelo de Conhecimento do Conteúdo das Ciências para o Ensino, utilizado para avaliar a prática docente de dois professores de Ciências Naturais e Matemática. O estudo procura conhecer, analisar e discutir os conhecimentos evidenciados pelos professores quando abordam a unidade didática “Célula - unidade na constituição dos Seres Vivos”. Dessa forma, pretende-se identificar os conhecimentos ativados pelos professores ao lecionar os conteúdos sobre a célula em sala de aula e compreender como e por que tais conhecimentos estão presentes ou ausentes. Para analisar as informações que emergem em sala de aula, usa-se o Instrumento de Modelação do Ensino de Monteiro et al., (2008, 2009), que permite transcrever as aulas, linha a linha, dividi-la em episódios e subepisódios. Esta divisão facilita a identificação das dimensões do conhecimento do professor, de acordo com o Modelo de Conhecimento das Ciências para o Ensino. Como resultados, evidencia-se que o conhecimento mais ativado é o Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK). Finalmente, a implicação do estudo para os professores é a tomada de consciência sobre o conhecimento profissional (PK) e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), as relações entre eles, o Modelo de Conhecimento das Ciências para o Ensino e a reflexão no processo de ensino.

Downloads

Publicado

2016-07-13

Como Citar

Santos, C. S., & Monteiro, R. (2016). APLICAÇÃO DO MODELO DO CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS PARA O ENSINO DA CÉLULA – UM ESTUDO DE CASO INSTRUMENTAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 17(2), 529–543. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/202

Edição

Seção

Artigos