INTERAÇÕES EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NA PERSPECTIVA DA (RE)CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR NA MODALIDADE DE SITUAÇÃO DE ESTUDO

Autores

  • Lenir Basso Zanon Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Rua do Comércio, 3000. Bairro Universitário. Ijuí/RS. 98700-000.
  • Clarinês Hames Instituto Federal Farroupilha. Rua Fábio João Andolhe, 1100, 98590-000 - Santo Augusto/RS.
  • Fábio André Sangiogo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Campus Trindade. Florianópolis/SC. 88040-900.

Palavras-chave:

formação de professores, situação de estudo, reconstrução do currículo escolar, interações triádicas

Resumo

Este artigo analisa interações de licenciandos, professores do ensino médio e da universidade, num espaço de formação para o ensino de Ciências, com foco na problematização de abordagens interdisciplinares de situações vivenciais à luz de conhecimentos científicos. Na perspectiva de refletir sobre a concretização de mudanças no currículo escolar na modalidade de Situação de Estudo, foram planejados e desenvolvidos módulos de interação triádica entre os três grupos de sujeitos de pesquisa em aulas da licenciatura, com atenção à complexidade das relações entre saberes diversificados que integram os processos de construção do conhecimento escolar, na área. Registros em áudio, seguidos da transcrição da fala dos sujeitos de pesquisa, permitiram a construção e análise de resultados referentes às contribuições das interações na reconstrução dos currículos escolares. Graus de assimetria marcam as interlocuções dos sujeitos, contribuindo para uma formação docente enriquecida de reflexões e tematizações sobre aspectos formativos como: a concretização de mudanças curriculares, a constituição do ser professor, as dificuldades e inseguranças associadas à prática docente, a disciplinaridade e interdisciplinaridade no ensino, a visão do currículo como produção coletiva.

Downloads

Publicado

2016-07-13

Como Citar

Zanon, L. B., Hames, C., & Sangiogo, F. A. (2016). INTERAÇÕES EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NA PERSPECTIVA DA (RE)CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR NA MODALIDADE DE SITUAÇÃO DE ESTUDO. Investigações Em Ensino De Ciências, 17(1), 21–35. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/205

Edição

Seção

Artigos