INTERAÇÕES EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NA PERSPECTIVA DA (RE)CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR NA MODALIDADE DE SITUAÇÃO DE ESTUDO
Palavras-chave:
formação de professores, situação de estudo, reconstrução do currículo escolar, interações triádicasResumo
Este artigo analisa interações de licenciandos, professores do ensino médio e da universidade, num espaço de formação para o ensino de Ciências, com foco na problematização de abordagens interdisciplinares de situações vivenciais à luz de conhecimentos científicos. Na perspectiva de refletir sobre a concretização de mudanças no currículo escolar na modalidade de Situação de Estudo, foram planejados e desenvolvidos módulos de interação triádica entre os três grupos de sujeitos de pesquisa em aulas da licenciatura, com atenção à complexidade das relações entre saberes diversificados que integram os processos de construção do conhecimento escolar, na área. Registros em áudio, seguidos da transcrição da fala dos sujeitos de pesquisa, permitiram a construção e análise de resultados referentes às contribuições das interações na reconstrução dos currículos escolares. Graus de assimetria marcam as interlocuções dos sujeitos, contribuindo para uma formação docente enriquecida de reflexões e tematizações sobre aspectos formativos como: a concretização de mudanças curriculares, a constituição do ser professor, as dificuldades e inseguranças associadas à prática docente, a disciplinaridade e interdisciplinaridade no ensino, a visão do currículo como produção coletiva.Downloads
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