A DIMENSÃO EPISTEMOLÓGICA DA NOÇÃO DE PROBLEMA NA OBRA DE VYGOTSKY: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Simoni Tormöhlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz Rodovia Ilhéus-Itabuna, km 16 – Ilhéus/BA
  • Demétrio Delizoicov Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

função do problema, mediação, ensino de ciências

Resumo

Alguns estudos no ensino de ciências têm atribuído diversos significados ao termo problema, assim como tem se apoiado cada vez mais nas ideias de Vygotsky para configurar novas perspectivas educacionais. Investiga-se a função e a noção de problema na obra de Vygotsky e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem em ciências. Para tal, realizou-se um estudo das principais obras de Vygotsky utilizadas no ensino de ciências brasileiro, seguindo a análise textual discursiva. Destaca-se que a noção de problema na obra de Vygotsky está vinculada ao processo de humanização e, numa dimensão epistemológica, está relacionada com o objeto de conhecimento. Isto é, o problema assume um papel na gênese da criação e apropriação de signos, assim como é o mediador nas relações entre sujeito e objeto de conhecimento. Essa perspectiva coloca novas questões relativas ao currículo e ao programa de ensino de ciências, uma vez que é necessário considerar critérios que definem problemas a serem considerados em currículos escolares.

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Publicado

2016-07-13

Como Citar

Gehlen, S. T., & Delizoicov, D. (2016). A DIMENSÃO EPISTEMOLÓGICA DA NOÇÃO DE PROBLEMA NA OBRA DE VYGOTSKY: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 17(1), 59–79. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/207

Edição

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