A DINÂMICA DE UM GRUPO DE ALUNAS NAS AULAS DE FÍSICA, A SUA RELAÇÃO COM O SABER E AS INTERVENÇÕES DO PROFESSOR
Palavras-chave:
trabalho em grupo, intervenções do professor, grupo operativo, ensino de FísicaResumo
Apresentamos o caso do processo de ensino-aprendizagem de um grupo de alunas do ensino médio dando ênfase para a relação das alunas com a Física, as intervenções do professor (presencial e institucional) e os embates vivenciados por elas no grupo. Para análise usamos o referencial de grupo operativo de Pichon-Rivière, de cunho psicanalítico, o qual destaca como elementos principais do processo grupal a tarefa, que assume uma dimensão implícita e explícita e em torno da qual o grupo se organiza; o vínculo estabelecido entre os membros do grupo e os papéis por eles assumidos. Analisamos o grupo numa perspectiva diacrônica, quando lançamos a hipótese da dependência, e buscamos uma análise sincrônica apresentando os detalhes do seu processo. Apresentamos elementos que nos levam a afirmar que a relação de dependência do grupo estava associada ao “não saber Física”, sendo o professor aquele que poderia suprir essa demanda. Ao afinal, discutimos o papel da intervenção do professor em atividades de grupo nas aulas de Física.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.